Saúde
PUBLICIDADE
Por — Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. No último ano, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

Das amostras, 41,1% não tinham resíduos de agrotóxicos, 33,9% tinham resíduos dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.  Já 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.

No período de 2018 a 2019 foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios. Foram monitorados 14 alimentos de origem vegetal: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.

Na época, o programa identificou 33,2% das amostras sem resíduos; 41,2% com resíduos dentro do limite permitido; 25,6% com agrotóxico não autorizado ou acima do limite permitido; e 0,55%, equivalente a 18 amostras, apresentando risco agudo à saúde.

Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. "Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.", afirmou, em nota.

O programa de monitoramento foi criado em 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos presentes no dia a dia do brasileiro e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.

Mais recente Próxima Jovem diz que se tornou monogâmica após o uso de antidepressivos; remédio pode afetar a forma de se relacionar?

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Valor foi entregue à Defesa Civil estadual

Saiba o valor doado pelos tribunais de Justiça de todo o país ao Rio Grande do Sul

O tradicional imóvel inaugurado nos anos 1940 já recebeu atrizes como Bibi Ferreira

Teatro Serrador está à venda por R$ 10 milhões

Ator interpreta Daniel em 'O Advogado de Deus', baseado no best-seller de Zíbia Gasparetto

Protagonista de filme espírita, Nicolas Prattes reflete sobre trabalho: 'Tema que me encanta'

Trabalho de campo na Região Oceânica cataloga cerca de 40 itens, que estão em análise na UFF; nova lei urbanística preocupa

Pesquisadores identificam três novos sítios arqueológicos em Niterói, com fragmentos de ossos humanos e ferramentas

Clássico de Machado de Assis que viralizou nas redes não para mais nas prateleiras

'Memórias póstumas de Brás Cubas' é disputado em bibliotecas públicas: 'está bombando'

Cruz-maltino não derrota o rubro-negro pela competição desde 2015, e conta com a estreia de seu novo treinador para encerrar o jejum

Com apenas um vencedor nos últimos oito anos, Vasco e Flamengo se enfrentam no Brasileiro

'Bêbado do próprio progresso, o mundo dançava para o precipício da guerra'

'Ninguém se contenta 100% com seu aqui e agora. Estamos sempre de olho na outra margem do rio'