COP
Publicidade

Por Vanessa Oliveira, de Dubai, para Um Só Planeta

Em meio aos alertas da ciência de que o tempo da humanidade para frear a alta do termômetro mundial e evitar os piores efeitos da emergência está se esgotando, uma iniciativa sem precedentes no país joga luz sobre empresas, organizações e empreendimentos inovadores que estão construindo um outro futuro possível. Agora esses visionários poderão se unir em uma só espaço batizado com um nome não menos propício: Plataforma Onda Verde (POV).

A plataforma vai conectar quem oferece e quem procura soluções de transição para um futuro carbono zero, com o objetivo de se tornar o maior ecossistema do tipo na América Latina. A ideia é criar pontes entre startups, PMEs, ONGs, negócios de base comunitária, cooperativas, investidores, corporações, doadores, aceleradoras, consultorias, governos, academia, hubs e reguladores, contribuindo para conexões e alavancagem da economia verde.

Assine aqui a nossa newsletter

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

“Dentro do desafio da transição climática, de sairmos de um mundo intenso em carbono para um mundo carbono zero, a plataforma facilitará o encontro entre pequenas e grandes empresas e mostrará pontos que ainda precisam de atenção. Parece algo óbvio, mas não é, principalmente quando se fala de pequenas e médias empresas que nem sempre conseguem lançar mão de grandes investimentos. Precisamos saber onde estão as soluções para atende-las também e ter tecnologia para que todos façam a transição tão necessária para o mundo”, diz ao Um Só Planeta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Com versões em português, inglês e espanhol, a rede é uma iniciativa da Climate Ventures, com a parceria estratégica do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O Pacto Global da ONU no Brasil e a Future Carbon são embaixadores da empreitada, que também conta com o apoio do Fundo Vale, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), TozziniFreire Advogados, CDP, Sistema B, CEBDS e Latimpacto.

Em agosto de 2023, foi aberto o pré-cadastro na POV, que resultou em novos 493 integrantes, entre startups, grandes empresas, ONGs e demais atores. Os setores-chave de maior concentração de inscritos foram os de Florestas e Uso do Solo; Indústria; Gestão de Resíduos e Agropecuária, e Sistemas Alimentares. Atualmente, a POV já conta com 850 organizações cadastradas e com estrutura para atender iniciativas de diferentes partes do mundo. A ideia é alcançar 5 mil participantes até 2025.

Inteligência de dados a favor de “matches” promissores

Em um sinal de como a tecnologia e inteligência de dados podem impulsionar ações coletivas no campo das corporações para atingirmos o Net Zero, a POV (Plataforma Onda Verde) visa não apenas gerar “matches” mais assertivos entre quem procura soluções e quem as oferta, mas organizar rodadas de negócios e identificar tendências de mercado que servirão como um termômetro da economia verde no Brasil.

O processo de lapidação é incessável e se aperfeiçoa com o tempo. Antes de ser lançada para o público geral na COP28, em Dubai, maior e mais importante reunião da ONU sobre clima, a ferramenta passou por diferentes “estágios de amadurecimento” desde que surgiu a partir de estudo pioneiro da Climate Ventures de 2021 que estruturou um “framework de análise” para mapear negócios e investidas na economia verde no Brasil.

“Além dos matches entre as soluções verdes existentes e as demandas, queremos aprender com esses encontros, enxergar novas oportunidades no Brasil, quais as demandas que ainda não estão sendo atendidas. Além de gerar negócios no presente, a nossa intenção é fomentar a criação de negócios verdes no futuro e novas soluções”, explica Ricardo Gravina, cofundador da Climate Ventures.

Ferramenta oficial de soluções de baixo carbono do Movimento Ambição Net Zero, lançado há pouco mais de um ano dentro da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil, a POV promete ajudar empresas a encontrar melhores caminhos para cumprir suas metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O Ambição Net Zero pretende colaborar com para a redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas e tem como empresas embaixadoras a Future Carbon, Ambipar e Eletrobras.

Mais recente Próxima COP28 tem dia de descanso em Dubai antes de semana decisiva para o clima global
Mais do Um só Planeta

Fortes chuvas deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados

Um mês de calamidade: a cronologia dos alertas da tragédia no RS

Em um ano, até 155 hectares de floresta sumiram no Rio de Janeiro. Campos, Magé e Paraty são as áreas mais atingidas

Estado do Rio perde menos verde, mas Mata Atlântica ainda é desmatada ilegalmente

Dose dupla: 2024 é o primeiro ano desde 1803 em que duas ninhadas emergiram para a superfície simultaneamente

Bilhões de cigarras já emergiram do solo em temporada de acasalamento nos EUA; veja imagens

Com foco na atualização da infraestrutura de fornecimento e no uso da tecnologia para conter o desperdício nas concessões onde atua, Aegea chega a poupar 20 bilhões de litros por ano

Imagens de satélites e Inteligência Artificial (IA) ajudam a reduzir perdas de água

Vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, encerrou reunião enfatizando a hospitalidade de Antígua e Barbuda e necessidade de ações coordenadas entre governos, ONGs e setor privado

Conferência de Estados insulares encerra com apelo urgente por ação climática

Relatórios científicos e de imprensa negativos sobre a eficácia dos projetos de crédito de carbono levaram a uma “retração direta no investimento do comprador”

Valor de mercado das compensações de carbono cai 61%, aponta relatório

O paleontólogo comercial Jason Cooper encontrou o fóssil de cerca de 3,5 metros durante passeio em sua propriedade em 2022

Esqueleto de estegossauro descoberto em quintal será leiloado por R$ 31,2 milhões

Ministra foi eleita nessa quarta-feira em assembleia geral

Sonia Guajajara vai presidir fundo indígena latino-americano

Pacheco disse que consultará as lideranças partidárias para que se defina se o projeto tramitará no Senado com ou sem urgência, garantidas a análise e a apresentação de emendas pelos senadores

Programa Mobilidade Verde pode ser votado na próxima semana, diz presidente do Senado

A Caatinga se espalha pelos nove estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais

Combate à desertificação da Caatinga exige conhecimento, avaliam especialistas