IA leva 3h para fazer anúncio de pizzaria e o resultado não poderia ser mais bizarro

Usuário do Reddit criou anúncio para pizzaria inspirado na estética de VHS, mas ganhou filme de terror bizarro. Assista ao resultado
IA leva 3h para fazer anúncio de pizzaria e o resultado não poderia ser mais bizarro
Imagem: PizzaLater/Reddit/Reprodução

O usuário PizzaLater, do Reddit, decidiu gerar um anúncio para sua pizzaria nas plataformas de IA (inteligência artificial) Midjourney, Runway e ElevenLabs. E o resultado não poderia ter sido mais engraçado. 

Primeiro, ele pediu que o GPT-4 criasse o roteiro. Até aí tudo bem: o texto fala das especialidades da casa, como a pizza de pepperoni, e o frete rápido. Segundo o autor, ele orientou a plataforma para que escrevesse usando um “inglês ruim”. 

A narração do anúncio ficou por conta do ElevenLabs e a trilha sonora do Soundraw IA Music, que também saiu, digamos, como esperado.

O que chama a atenção é a completa bizarrice das imagens, geradas pelo Midjourney e os clipes no Runway Gen 2. Segundo o autor, as cenas foram montadas na plataforma AfterEffects, com a inclusão de um filtro de sobreposição VHS para deixar o anúncio “mais consistente”. O resultado você pode assistir abaixo: 

Definitely wasted 3 hours of my life making this today… Everything is AI from the VO to the video and images. Assembled in After Effects.
byu/PizzaLater inmidjourney

Bizarro (mas ainda assim, impressionante) 

O vídeo mostra olhos e rostos que parecem ir em direções diferentes, um braço incorporado à tábua da pizza, vegetais que mais parecem M&M’s e objetos cortantes que simplesmente não existem na vida real. 

O ponto alto é a moça comendo o prato (?) de uma deliciosa fatia de pizza. Detalhe: alguns dedos de sua mão saem de dentro do prato. Na cena seguinte, outra personagem parece ter uma conversa descontraída com a pizza enquanto seu rosto fica desfigurado. 

Corta para outra cena onde a mesma personagem está com a mão virada e faz “hmmm” enquanto coloca sua língua para fora. Na última cena, mais rostos disformes. Uma das atrizes leva algo incompreensível à boca enquanto outra figurante fica excluída ao fundo. 

As imagens podem ser hilárias para nós, humanos exigentes, mas mostram o avanço da IA generativa. Esses sistemas têm aprendizado de máquina baseado na repetição do seu uso, o que tende a torná-los mais precisos no futuro. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas