Acho que a questão a se colocar aqui é outra.
Adotando o vocabulário do Will, há feiúra, mais até do que incoerência, mais até do que inconsciência, e muito mais do que inconsistência na visão de mundo dos espectadores que se identificam como estando à esquerda, como sendo progressistas e que na virada dos 2000 para os 2010 adotaram as fantasias reparatórias do Tarantino não apenas como importantes filmes para uma sensibilidade emergente na esquerda, não apenas como importantes canais de cinema político de espetáculo (à esquerda), mas como verdadeiros marcos na história do cinema político (Hateful Eight comparado a Liberty Valance, aqui mesmo no Brasil, e com um possível teor de “provocação” em relação ao ódio do Tarantino pelo cinema do Ford: lembram-se dessa patacoada?).
Uma feiúra política e estética, uma coisa atrelada à outra (poderia não ser; nos filmes do Tarantino é, caligraficamente inclusive), uma vez que política e esteticamente o Tarantino nesses filmes é essa combinação indigesta de Liliana Cavani com Jeff Koons, Steven Spielberg com Oliviero Toscani.
Então a coisa a se questionar não é apenas o quanto se sustenta o viés político do espectador que reivindicou esses filmes pelo que eles claramente não eram (de duas, uma: ou são completos analfabetos políticos ou completos cínicos), mas também a sensibilidade dos que tentam atenuar ou desviar das implicações estéticas dos conteúdos políticos desses filmes alegando que seus méritos são principalmente estéticos.
A identidade política e a sensibilidade estética dos dois grupos, quando não a sensibilidade estética e a identidade política de um grupo é o que tem que ser colocado em xeque.
De resto: esse texto do Will foi publicado com mais de 10 anos de atraso, e a razão que o motivou (o episódio com o Paul Dano) não é das mais interessantes (a tal feiúra, que talvez possa ser definida com mais exatidão pelo uso de outro termo, já havia se manifestado plenamente nesses filmes, já havia se manifestado nos dois Kill Bill e em vários momentos de Reservoir Dogs).